info

nomenclatura do livro

nomenclatura1 nomenclatura2 nomenclatura3

Nomenclatura utilizada com frequência pelos Livreiros Alfarrabistas nas descrições dos exemplares que disponibilizam para venda.

[ A ]. Cabeça, parte superior de um livro.
[ B ]. Cabeceira, extremos da lombada.
[ C ]. Casa, espaço entre dois nervos da lombada.
[ D ]. Contra-guarda, material que cobre a face interior da pasta e a folha de guarda. Em alguns casos, a contra-guarda é também a folha de guarda.
[ E ]. Corte dianteiro, lado oposto à lombada.
[ F ]. Gravação, elementos gravados no material que cobre as pastas e lombada do livro.
[ G ]. Guarda ou folha de guarda, é a folha que se coloca antes das folhas ou da capa original do livro a encadernar.
[ H ]. Lombada, parte onde se encontram cosidos os cadernos do livro.
[ I/L ]. Nervo ou nervura, nas encadernações antigas, era o material onde se prendiam os fios da costura dos cadernos, atravessando a lombada e prendendo-se à encadernação. Modernamente os nervos são pequenos pedaços de cartão colocados sob o material que reveste a encadernação.
[ M ]. Pasta, interior dos planos. Vulgarmente a pasta é dado o mesmo sentido de plano.
[ N ]. Pé, parte inferior do livro.
[ O ]. Planos, lados da encadernação.
[ P ]. Rótulo, etiqueta colada na lombada, normalmente de cor diferente da encadernação, onde se inscrevem o nome do autor, título ou quaisquer outras indicações.
[ Q ]. Seixa, espaço ocupado pelo material da encadernação e que não é ocultado pela Guarda.
[ R ]. Talagarça, tecido de fios finos usado para consolidar o lombo dos livros depois de cosidos.
[ S ]. Tranchefila, reforço das extremidades do lombo, normalmente de uma tira de tecido.

Fonte: DIAS, João José Alves, Iniciação à Bibliofilia, Lisboa, Pró-Associação Portuguesa de Alfarrabistas, 1994, pp. 35-36

fichas bibliográficas

As informações prestadas sobre os livros em venda são, para nós, um aspecto importantíssimo ao qual procuramos dar a maior das atenções. Para nós, a herança da grande tradição bibliográfica livreira em Portugal é um valor do qual não abdicamos, por isso não encontrará resumos no nosso sítio. Com excepção da página de livros, onde apenas se mostram alguns frontispícios e os títulos de entrada, como se de uma montra se tratasse, todas as categorias apresentam as informações completas para cada livro nas respectivas listas como se estivesse a consultar um catálogo impresso.
Nesse sentido elas são sempre o mais completas possível, quer na sua parte mais técnica — a informação bibliográfica — quer nos comentários. Baseadas nas Regras Portuguesas de Catalogação, as nossas fichas bibliográficas são constituídas por vários elementos, que convém esclarecer.

1INFORMAÇÃO BIBLIOGRÁFICA

Aqui encontra todos os elementos que identificam o livro: autor, título, menções de responsabilidade, edição, pé de imprensa, colacção e estado do exemplar. Analizemos cada um deles:

    • a. autor
      Os autores apresentam-se sempre na sua forma de apelido (nome). No caso de obras colectivas, apresentar-se-ão os autores se forem três ou menos. Caso a obra colectiva seja de mais de três autores, apresentar-se-ão depois do título da obra ou nos comentários.
    • b. título
      Nesta secção apresenta-se todos os dados relevantes que identificam o livro e que vêm nele mencionados, normalmente no frontispício.
    • c. menção de responsabilidade
      Separada por uma barra '/', esta secção, quando apresentada, indica autores de prefácios, introduções, pósfácios e outros elementos que não são da responsabilidade do autor propriamente dito. Serve também para indicar os autores de obras colectivas caso eles sejam em número superior a 3.
    • d. edição
      Em algumas obras a indicação da edição é dada no próprio frontispício. Nesse caso essa indicação será dada na informação bibliográfica podendo ser completada nos comentários com informações complementares. A seguir à indicação da edição, pode também aparecer alguma menção de responsabilidade, por exemplo se a edição foi acrescentada com comentários que não constavam noutras edições.
    • e. pé de imprensa
      Aqui constam o lugar de impressão, o impressor ou editor e a data. Neste último caso, relevante para o caso de impressões dos séculos XV e XVI, pode ser dada a informação completa na forma ano, dia e mês.
    • f. colacção
      Indica-se, neste campo, o número de páginas, ilustrações, gravuras, etc, o formato de impressão do livro e a sua dimensão em altura. Para o caso de obras impressas antes de 1800, com algumas excepções por economia de espaço e melhor leitura (por exemplo em obras com muitos volumes), serão apresentadas as assinaturas dos cadernos. Esta informação, que para muitos é excessiva, é, para nós, importantíssima. Como se sabe, os livros antigos, inteiramente impressos de forma manual, têm muito comunmente erros de paginação, pelo que essa forma de análise dos elementos que compõem o livro pode induzir em erro. As assinaturas dos cadernos são uma espécie de 'prova dos nove' que nos ajuda a perceber exactamente quantas folhas possui determinada obra.
      A forma como apresentamos as assinaturas é com o seu caracter (as folhas preliminares normalmente são numeradas com '*', '§' ou outros, as folhas de texto são numeradas, normalmente, com as letras do alfabeto, excluindo as letras "i" e "u" no caso das minúsculas ou "J" e "U" no caso das maiúsculas), seguido do número de folhas por caderno. Por exemplo, uma colacção apresentada da seguinte forma — *4, a-d4, e6, f-m4, A2, B-C8, D-Z4, AA-ZZ4, AAa-RRr4 — indica que a obra possui um primeiro caderno com o caracter "*" composto por 4 folhas, 4 cadernos numerados de 'a' a 'd' com 4 folhas cada, e por aí adiante.
      Segue-se a informação sobre o número de páginas (p.) ou folhas (f.), o formato de impressão (fólio, para cadernos de 2 folhas; 4.º para obras impressas em cadernos de 4 folhas; 8.º para cadernos de 8, etc.), e, por fim, a sua altura em milímetros (mm.).
    • g. estado do exemplar
      Por fim, descreve-se o estado do exemplar, eventuais defeitos mais relevantes, encadernação, etc.

2COMENTÁRIOS

      Por fim, acrescentamos os nossos próprios comentários que visam esclarecer o interesse da obra, a sua importância bibliográfica, raridade, etc. Nos casos em que julgamos importante, acrescenta-se bibliografia complementar que pode consultar, normalmente com a indicação breve (eg. 'Inocêncio' ou 'Barbosa').Encontrará também a informação do preço, algumas palavras chave eventualmente associadas ao título descrito ou outras informações julgadas relevantes.

Não estamos isentos de erros. Como sempre fizémos, contamos com a colaboração dos nossos amigos bibliófilos para reparar algum erro ou omissão constante nas nossas fichas bibliográficas. Se tiver algum reparo a fazer, por favor contacte-nos através de email ou telefone. Ficaremos gratos pela colaboração.

 

siga-nos

eclectica logo

 

Sede e Loja

Cç. do Combro, 50
1200-115 Lisboa, Portugal
+ (351) 21 346 84 41
+ (351) 21 346 84 41
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Sala de Leilões

Tv. André Valente, 26
1200-025 Lisboa, Portugal
+ (351) 21 346 03 44
+ (351) 21 346 84 41
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Encadernações

Cç. do Combro, 50
1200-115 Lisboa, Portugal
+ (351) 21 346 84 41
+ (351) 21 346 84 41
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
ILAB 02
Direitos de autor © 2015 Ecléctica. Todos os direitos reservados.